quarta-feira, julho 11, 2012

Receita: Sorvete de 3 Cores (Pudim Gelado ou Pavê de Bombom)



Esse fim de semana eu fiz uma receita de doce maravilhosa, que pode ser usada para fazer diferentes doces, inclusive. Eu chamei aqui de sorvete de 3 cores, mas na verdade eu nunca dei nenhum nome pra ela não.

Fez muito frio aqui no Rio no domingo, mas mesmo assim eu comi muito desse sorvete, porque é impossível resistir. E é claro que eu tinha que ter feito um doce, porque salgado não tem graça nenhuma.

Com esta receita, minha mãe geralmente faz um pudim gelado ou um pavê de bombom que são divinos!!
Ela é simples, mas é preciso fazer 3 cremes separadamente: um preto, um amarelo e um branco.
O preto (com base de chocolate) e o amarelo (com base de leite condensado) devem ser feitos antes para esfriarem. O branco (de creme de leite) deve ser feito apenas quando esses dois estiverem esfriado, porque ele é feito com claras em neve.

Agora vamos à receita. No final eu vou colocar como monta o pudim gelado e o pavê de bombom, caso vocês queiram fazer um desses dois. Eu confesso que o melhor de todos é o pavê de bombom. É dos deuses! Mas se vocês fizerem, preparem-se para comer loucamente! rs

Ingredientes:

Creme preto:
- 1/4 copo de água
- 1 xícara de achocolatado em pó (ou chocolate em pó, se preferir que não fique tão doce)

Creme amarelo:
- 3 gemas (guarde as claras para o creme branco)
- 1 lata de leite condensado
- 1 medida da lata de leite
- 1 colher de sopa de manteiga ou margarina

Creme branco:
- 3 claras
- 1 lata de creme de leite sem soro
- 4 colheres de sopa de açúcar

Modo de preparo:

Creme preto: Leve todos os ingredientes ao fogo, mexendo até ferver. Deixe esfriar.

Creme amarelo: Leve todos os ingredientes ao fogo baixo, mexendo até ferver. Deixe esfriar, colocando a panela numa assadeira com água fria e gelo (para não talhar o creme).

Creme branco: Bata as claras em neve até ficarem bem brancas e firmes e depois vá misturando o açúcar e batendo. Misture - sem bater - o creme de leite sem soro.
Para montar o sorvete num pirex, coloque o creme amarelo, depois metade do creme preto, depois o creme branco e por fim a outra metade do creme preto.
Misture devagar com uma colher, até que todos os cremes fiquem mesclados.
Leve ao congelador por algumas horas e depois é só servir.

Para fazer o pudim gelado: Numa forma de pudim, coloque o creme preto e leve ao congelador por algumas horas. Quando estiver bem gelado, coloque o creme amarelo e leve de volta ao congelador. Quando estiver bem gelado, coloque o creme branco (que deve ser feito logo antes desta etapa) e leve ao congelador.
Para servir, passe a forma rapidamente, algumas vezes, pela chama do fogão para "derreter" um pouquinho o sorvete e ficar mais fácil de desenformá-lo.
O sorvete fica muito bom assim com as camadas separadas e em forma de pudim, mas é dificil de guardar depois, caso sobre.

Para fazer o pavê de bombom: Para fazer este pavê, é preciso comprar bombons tipo serenata de amor, bombons crocantes ou chocolates da sua preferência. Eles devem ser picados para serem adicionados à receita.
Num pirex, coloque o creme amarelo e depois o preto. Em cima do creme preto, distribua os bombons e chocolates picados. Por fim, coloque a camada branca e leve ao congelador.
Este pavê não precisa ficar no congelador o tempo todo. Se a sua geladeira gelar bem, ele pode ficar na geladeira mesmo. Mas é importante colocá-lo um tempo no congelador para ele ficar bem geladinho. Fica absolutamente maravilhoso!

4 comentários:

  1. Essa vai ser a receita da minha TPM esse final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Ahahahaha! É uma EXCELENTE receita para TPM!! Espero que você goste! :)

    ResponderExcluir
  3. Nossa, só vi isso agora.. Me pareceu divino!!!! Farei! Acho q tia Miriam faz um pavê de bombom parecido, só não sei se a receita é igual... aí só a Raquel pra dar maiores informações.. hahaha Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Louise. Eu acho que as receitas são diferentes.... Um dia peço pra Rafa fazer e posto aqui. beijos!

      Excluir