segunda-feira, julho 23, 2012

Rocambole de Doce de Leite


Ontem eu fiz uma receita de rocambole, que a minha mãe fazia muito quando eu era criança. Essa receita veio de uma atividade da minha escola, quando eu estava na 4a série. Cada aluno tinha que levar uma receita e eles montaram um livro para darmos no dia das mães. Tenho o livro até hoje, com todas as folhas amareladas, obviamente.

O pão-de-ló desse rocambole é muito simples de fazer, leva apenas 3 ingredientes e fica super fofo e macio. Mas o desafio é enrolar!! Eu e a minha mãe quebramos o rocambole na hora de enrolar. Ficou delicioso, mas quebradinho. rs



Acho que o problema é que na receita diz para desenformar e enrolar quando ainda estiver morno, mas quase não deixamos esfriar e eu acho que estava ainda muito quente. Mas garanto que não interferiu no gosto. Ele ficou absolutamente e absurdamente DELICIOSO! Vale a pena tentar essa receita, mesmo que você não tenha uma super habilidade para enrolar o rocambole.

Eu comprei uma lata de doce de leite no supermercado mesmo, mas o recheio pode ser o que você preferir. A próxima vez que eu fizer, devo rechear com brigadeiro e espero não quebrar de novo quando enrolar! :)

Agora vamos a receita!

Ingredientes:
- 5 ovos separados
- 8 colheres de sopa de açúcar
- 5 colheres de sopa de farinha de trigo

Modo de preparo:
- Bata as claras em neve e depois junte as gemas uma a uma, batendo. Junte o açúcar aos poucos, sem parar de bater. Depois, junte a farinha de trigo aos poucos e também sem parar de bater.
- Numa forma retangular média, untada e enfarinhada, jogue esta mistura e leve ao forno médio, pré-aquecido, por aproximandamente 20 minutos (ou até espetar uma faca e ela sair seca).
- Com o pão-de-ló ainda morno (ele vai "murchando" depois que você tira do forno), desenforme-o em cima de um pano de prato úmido e polvilhado com açúcar.
- Coloque o recheio e enrole o pão-de-ló para formar o rocambole.

Nenhum comentário:

Postar um comentário