domingo, agosto 05, 2012

Cupcake de Amendoim - Festa Junina



A gente fica tanto tempo esperando por um momento. Eis que ele chega e passa super rápido! A Festa Junina da minha família aconteceu no final de semana passado. Foi muito divertido! Como planejado, fugi da dieta e comi algumas coisinhas "proibidas".

Eu amo cozinhar, principalmente doces. Para a festa junina eu fiz brigadeiro (pra mim qualquer festa precisa de brigadeiro!), cocada e cupcake de amendoim. Ficou tudo muito gostoso! Eu também ia fazer cupcake de coco, mas a receita de amendoim rendeu tanto que não rolou.

Receita adaptada daqui.
Rendimento 130 mini cupcakes

Ingredientes Cupcake:
4 ovos
480 ml de leite
360 gr de açúcar refinado
30 gr de farinha de trigo*
uma pitada de sal
1 colher de sopa de fermento em pó
300 gr de amendoim torrado e moído

Ingredientes Cobertura:
800 gr de doce de leite pastoso (use um doce de leite de qualidade, pois fica mais gostoso - eu gosto de Itambé ou Elegê)
6 Pés de Moleque para confeitar (opcional)

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 200 graus. Use a batedeira. Bata as claras em neve. Em seguida, acrescente as gemas uma a uma, batendo entre uma e outra. Depois adicione o leite, o açúcar e a farinha, batendo sempre a cada adição. Desligue a batedeira e acrescente o sal, o fermento e o amendoim misturando delicadamente. Divida a massa nas forminhas e leve ao forno por 30 minutos ou até que esteja assada.

*A receita original manda colocar apenas 30gr de farinha de trigo. Eu achei que a massa ficou muito líquida, por isso acrescentei mais farinha até conseguir uma consistência mais próxima de massa de bolo. Eu não medi para saber exatamente quanto a mais de farinha usei. Coloquei de olho mesmo até a massa ficar mais consistente. Não sei se a receita dá certo usando apenas 30gr de farinha de trigo. 

Como cobertura eu resolvi usar algo mais prático, simples, mas muito gostoso: doce de leite. Coloquei no saco de confeitar e fiz montinhos em cima de cada bolinho. Usei o bico 2C da Wilton. Para dar acabamento eu triturei os pés de moleque no mini processador. Virou uma farofinha e ajudou a dar o toque final na decoração.


Essa receita rendeu muito mais do que eu esperava, mas ainda assim no dia seguinte restaram poucos cupcakes pra contar a história. Eles ficaram muito saborosos e achei perfeito para uma festa junina. 

Para finalizar o Pi vestido para a ocasião! Muito fofo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário