quarta-feira, agosto 22, 2012

Rosquinhas de Mel


Essa receita fez parte da minha infância. Minha mãe fazia essas rosquinhas, era a sensação da família! Elas  são simplesmente perfeitas... Minha boca enche d'água só de pensar...

Já que a Mari veio me visitar esse final de semana eu resolvi fazer uma receita doce bem gostosa e diferente. Não poderia ter feito escolha melhor. A Mari amou e eu me deliciei, foi o doce perfeito!

Ingredientes Rosquinha:
Rendimento: 78 rosquinhas (depende do tamanho, elas crescem muito depois de fritas, praticamente triplicam)

1 kg de farinha de trigo
6 ovos
2 tabletes de claybom (200gr)
1 xícara de açúcar
1 copo (copo de requeijão) de leite 
2 colheres de fermento
1 pitada de sal
Óleo para fritar
Um pouco de farinha de trigo para polvilhar na massa já pronta

Ingredientes Calda:
1 vidro de mel
um pouco de água


Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes manualmente até obter uma massa homogênea (ela fica meio grudenta). Polvilhe farinha num pote e deixe a massa descansar por uns 30 minutos. Depois, molde as rosquinhas. Se a massa estiver um pouco grudenta coloque farinha nas mãos para ajudar a moldá-las. Com essa massa tem que meter a mão mesmo, aquelas luvas finas que eu adoro usar só atrapalham, pois a massa não é muito sequinha.

Frite as rosquinhas, mas muito cuidado nessa hora! As minhas panelas são de aço inox, eu tenho que fritá-las usando a temperatura mínima do fogão, ou então as rosquinhas queimam por fora e ficam cruas por dentro. Elas devem ficar bem douradas por fora. Eu precisei ficar ligando e desligando o fogo para garantir que elas estariam cozidas por dentro. Lembre-se de deixá-las em cima de um papel gordura para absorver o excesso de óleo.

Em uma panela misture o mel e água para banhar as rosquinhas. Eu coloco a água de olho mesmo, pois ela serve apenas para tornar o mel mais líquido. Uma dica: coloque o mel e vá adicionando água aos poucos até que a mistura fique mais líquida (não precisa ficar super rala). Leve ao fogo (baixo) e mexa um pouco até aquecer. Banhe as rosquinhas por aproximadamente 30 segundos.

Depois disso é só comer! 

Eu sei que dá um pouco de trabalho, pois tem que fazer a massa, fritar, passar na calda, mas vale super a pena! Eu amo essa receita! 

Ela é perfeita para o café da manhã ou lanche da tarde. Caso sobre, guarde-as num pote tampado.

Rosquinha Mordida

Um comentário: