quinta-feira, setembro 27, 2012

Dicas para fazer as unhas em casa


Eu sempre fiz as unhas em casa desde muito nova. Eu me lembro que minha mãe ia ao salão e me levava com ela. Eu curtia pintar as unhas, mas não gostava que alguém fizesse isso por mim. Como já tínhamos todos os apetrechos em casa, eu fui começando aos poucos.

Claro que naquela época a quantidade de tudo era limitada. As lixas eram horrorosas, as cores de esmalte super básicas, etc. Era ruim demais...rs Alguém se lembra daquele vidrinho quadrado da Colorama?!rs Graças a Deus com o passar do tempo TUDO evoluiu. A gente agradece! 

Bem, deve ter entre 15 e 20 anos que eu faço minhas unhas. Acho bem tranquilo pintá-las, mas até hoje eu odeio fazer as unhas do pé. A posição é super incomoda, mas enquanto minha coluna permite eu continuo tentando...rs

Já que a Mari resolveu começar a pintar as unhas em casa, eu resolvi fazer esse post com dicas que podem ajudar quem está começando.

Monte o seu kit manicure em casa:



1 - Use uma toalha (de rosto) para auxiliar durante o processo. Essa toalha provavelmente ficará manchada de esmaltes. Essas manchas não saem de jeito nenhum, então melhor separar uma toalha apenas para isso.

2 - Eu não uso mais vasilha com água. Prefiro molhar as unhas usando um borrifador. É mais prático e evita acidentes, imagina quantas vezes eu já derrubei a vasilha cheia d'água no sofá...rs

3 - Eu uso um potinho para colocar o algodão usado depois de limpar o esmalte. Assim, evito que o esmalte suje algum tecido.

4 - Use um creme para amolecer as cutículas. Eu tenho um creme próprio para isso que comprei na farmácia, mas há várias marcas disponíveis. Se não tiver esse creme específico, use um hidratante qualquer. Quando cutilo o dedão do pé eu costumo colocar esse creme com um algodão molhado por cima. Eu tenho muita pele no dedão e isso facilita muito a sua remoção.



5 - Há vários acessórios que ajudam a empurrar e remover as cutículas, principalmente para as unhas do pé.  Eu tenho muitos, mas veja quais são mais úteis para o seu caso.



6 - Tenha várias lixas, de preferência de boa qualidade. Eu detesto aquelas lixas básicas e antigas que normalmente a gente ganha de brinde. Eu só uso lixas da Fing'rs.



Há lixas de diversos tipos de abrasividade, elas são bem úteis.

Acho fundamental o uso da lixa em bloco para dar um bom acabamento quando a gente lixa as unhas. Assim a gente evita que as unhas fiquem com aquelas pontinhas que arranham.

7 - É importante ter um bom alicate, o meu é o alicate para cutículas de cabo longo da linha Professional da Mundial. Ele é um pouco mais caro que o convencional, mas ele é mais resistente. Custa cerca de R$35, mas vale a pena. Mantenha a ponta dele protegida, assim você evita que ela amasse.



Use o alicate de cutículas apenas para cortar cutículas e peles, usá-lo para cortar unhas vai danificá-lo.
Desde que eu parei de tirar as cutículas da mão ficou muito mais rápido, fácil e saudável fazer as unhas. Recomendo!

8 - Antes de passar a base certifique-se de que não há nenhum resíduo de creme nas unhas. Isso atrapalha a esmaltação e a fixação do esmalte.

9 - Sempre use base, pois ela protege as unhas! Teste várias e descubra as suas favoritas. Aqui eu já mostrei uma que adoro.

Não passe a base somente nas unhas, pinte as cutículas também. Dessa forma será muito mais fácil remover o esmalte que sobrar nos dedos.

10 - Não exagere na quantidade de esmalte que você põe nas unhas, ou ele vai acumulando nos cantinhos e pode até mesmo ficar manchado. Se ele acumular, limpe o excesso imediatamente.

11 - Para aumentar a duração do esmalte, limpe a ponta da unha usando os dedos. Limpe após cada camada de esmalte que passar.



12 - Use um pauzinho que deslize facilmente para limpar o excesso de esmalte. 



13 - Quando for retirar o esmalte que estiver no canto, não tente limpar tudo de uma vez. Posicione o pauzinho no topo da unha e limpe um canto de cada vez. Lembre-se de retirar o esmalte do pauzinho antes de limpar cada lado.

14 - Use top coat sempre. Além de garantir brilho extra para o esmalte, ele ainda ajuda a mantê-lo mais bonito por mais tempo. Se durante a semana seu esmalte estiver com cara de velho, reaplique o top coat. O meu nacional preferido é o roxinho da Colorama.

15 - Depois da aplicação do top coat, use um algodão com acetona para remover o esmalte que estiver sobrando nos dedos. Para não correr o risco de manchar o esmalte das unhas, retire o excesso de acetona do algodão antes de passá-lo nos dedos.

16 - Use um spray para acelerar a secagem do esmalte. Mostrei um aqui

17 - Colocar os dedos na água fria também pode acelerar o processo de secagem, mas por via das dúvidas fique pelo menos 30 minutos quieta para não correr o risco de estragar tudo.

18 - Eu sempre pinto as unhas à noite, mas elas nunca amassam. Caso você acorde com elas amassadas, passe uma camada de top coat. Isso faz com que o amassado suma e elas ficam perfeitas.

19 - Há vários acabamentos de esmaltes. Os metálicos, cintilantes e perolados tendem a manchar mais. Tenha mais cuidado quando for usá-los.

A prática leva a perfeição! No início fica ruim mesmo, depois vai melhorando. 

É muito mais econômico fazer as unhas em casa, dá pra trocar de cores com mais frequência, além da possibilidade de se aventurar por novas técnicas como o carimbo para unhas, por exemplo.

A manicure faz as unhas em 30 minutos, é muito mais rápido, mas eu adoro meu "momento unhas"! Eu gasto muito dinheiro comprando esmaltes, mas nem todo mundo é louca como eu. Para pessoas normais sai mais barato sim!

Ah, dica importante! Sempre guarde o nome do esmalte que você está usando. Tenho ódio mortal quando elogio o esmalte de alguém, pergunto o nome e a pessoa diz que não faz ideia.... É preciso compartilhar as coisas boas com as amigas!!!!

4 comentários:

  1. Adorei o post,sabe que parei de cutilar os pés tb? só faço as vezes!mas pinto sempre igual a mão!!já que o pé não dá pra ver de pertinho!!
    Também tenho "raiva" qdo pergunto a cor do esmalte de alguém e a pessoa nem se liga em saber!!Como assim???hahaha Bjs...Ah!!e qdo for a Praça vou procurar aquele da Hits (hermes) que vc indicou no outro post!!Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já li sobre pessoas que pararam de tirar as cutículas do pé, mas não tentei ainda.... Ai, tb tenho ódio mortal disso! Tem que saber o nome do esmalte sempre!!!rs Ah, se achar o Hermes e usar me fala! Beijocas!

      Excluir
  2. Rachel, eu AMEI esse post!!! Super completo e com ótimas dicas para novatas como eu!
    As coisas mudaram mesmo... lembra do Misturinha? rs
    Ainda bem que passamos dessa fase! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveita as dicas então! Eu me lembro do Raio Laser, era super moderno!rs Ainda bem que tudo evolui!rs Beijocas!

      Excluir