sábado, setembro 15, 2012

Diário de uma Dieta: Corrida - Como eu Comecei




Quando eu comecei a namorar o Pedro (isso tem quase 5 anos) ele já corria. Ele fazia muitas provas nos finais de semana e eu passei a acompanhá-lo nesses eventos. Normalmente as provas acontecem aos domingos e tem início bem cedo, tipo 8 da manhã. A gente precisa chegar cedo para pegar o chip, conseguir estacionar o carro, etc. Enquanto o Pedro corria, eu ficava fazendo hora esperando a corrida acabar.

Nessa época eu já fazia academia, mas nunca tinha pensado em correr. Eu simplesmente achava impossível! Na academia eu fazia musculação e aulas de power jump e spinning. O incentivo veio do Pedro, ele me dizia que se treinasse eu seria capaz de correr. Então eu comecei a frequentar as aulas de running da academia.

Esse tipo de aula é ótimo, pois a gente não corre a aula inteira (1 hora de duração). Cada aula é diferente, há estímulos curtos e longos, às vezes até com a esteira inclinada. É bem legal, pois as aulas são bem variadas. Foi assim que eu comecei a correr. Nos finais de semana a gente corria na Lagoa ou Orla. Claro que o Pedro corria muito mais que eu, mas ele ia devagar pra acompanhar meu ritmo e me incentivar.

No entanto, fazer aula de corrida na academia não é a única opção para começar. Dá pra comprar (revistas de corrida) ou procurar na internet planilhas de treino para iniciar a corrida. O importante é começar aos pouquinhos. Por exemplo: corra 30 segundos e caminhe 2 minutos. Claro que isso varia e com o tempo você pode ir modificando os intervalos. Foi então que comecei a participar das corridas de rua fazendo provas de 5 km. No início eu alternava corridas e caminhadas (mais caminhadas...rs), demorou muito tempo até que eu conseguisse correr os 5 km seguidos.

Desde que casamos a gente deixou a corrida um pouco de lado. Aqui não tem provas de rua, as esteiras da academia são muito velhas e ai a gente começou a engordar... Fato é que chegou um momento que eu tentei voltar a correr e não conseguia porque sentia dores no joelho. O motivo era simples: excesso de peso. É preciso ter muito cuidado para começar a correr, pois o sobrepeso pode causar lesões. É sempre importante procurar um médico para fazer uma avaliação, além de ter o suporte de um profissional de educação física. Qualquer professor pode te dar dicas preciosas sobre como correr, quais os exercícios de musculação devem ser feitos para fortalecer os músculos, etc. Procure orientação!

Corrida é um exercício bem gradativo e demora até que a gente consiga de fato correr. É preciso fazer treinos regulares e aos poucos você percebe que consegue correr durante mais tempo, além de sentir um aumento no seu preparo físico para percorrer distâncias maiores. Tem aproximadamente 6 meses que eu voltei a treinar e os resultados não poderiam ser melhores. Eu percorria três vezes por semana (segundas, quartas e sextas) um percurso de 6 km.

No começo eu alternava corridas e caminhadas, aos poucos fui aumentando as corridas até que consegui fazer o percurso inteiro correndo. Já tem uns dois meses que consigo correr os 6km. Duas semanas atrás eu percebi que conseguia correr mais e no final de semana passado eu corri 8km! Mega feliz!!!!!

Por conta disso eu mudei o percurso dos meus treinos e agora eu corro 9km 8km ao invés de 6km. Já que eu consigo correr mais, acho que devo aproveitar! Hoje eu estou muito feliz com meus resultados e vejo que vale a pena todo o esforço. 

Eu corro na rua, mas correr na esteira é bem diferente. A esteira ajuda a diminuir o impacto nas articulações, correndo na rua esse impacto é maior e no início é comum sentir dores no corpo. Depois a gente acostuma e não sente mais nada. 

Algumas dicas para deixar a corrida mais agradável:

1 - Use roupas leves, principalmente no calor. 
2 - No inverno é importante se agasalhar também, eu tenho calças compridas próprias para correr, além de camisas de manga comprida. 
3 - Eu prefiro camisetas e camisas de Dri-fit, pois elas absorvem o suor e são bem fresquinhas! 
4 - É fundamental ter um top que segure bem os seios, ou eles balançam demais durante a corrida. 
5 - Beba água durante o exercício, eu uso aquele cinto de hidratação que mostrei aqui
6 - Prenda os cabelos.
7 - Use óculos de sol (caso goste, eu detesto...rs), bonés, ou viseiras. 
8 - Se for correr na rua durante o dia, use protetor solar!
9 - Ouça música. Ela ajuda a passar o tempo e ainda estimula!
10 - Use um tênis apropriado para correr. Eles são caros, mas vale o investimento. Suas articulações agradecem!
11 - Compre meias apropriadas para correr, elas são reforçadas em partes do pé onde é comum ter bolhas por causa da corrida. Elas são mais caras, mas eu não vivo sem!

Correr não é tão difícil quanto a gente pensa. O importante é estar informado e equipado para que a corrida seja prazerosa. Persistência é a palavra chave. Os benefícios são muitos! Minhas pernas estão mais durinhas e definidas, as celulites diminuíram e tenho mais disposição, além de ajudar muito a emagrecer! 

O melhor de tudo é que dá pra correr em qualquer lugar. É só levar a roupa e o tênis numa bolsa. Não tem desculpa e dá pra fazer exercício mesmo viajando. Eu carrego minhas coisas pra todos os lugares que vou agora! Alguém mais se anima?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário