domingo, setembro 16, 2012

Biscoito Amanteigado


Essa receita fez parte da minha infância. Sempre que eu ia na casa da minha madrinha ela fazia esses biscoitos e colocava numa lata. Eu ficava grudada na lata e não largava até acabar!rs Essa receita é bem rápida, prática e fica uma delícia. É uma ótima opção para o café da manhã ou lanche da tarde.

Minha sogra está passando uns dias aqui em casa e ela adora um doce. Como tinha muito tempo que não fazia essa receita, achei que seria uma boa opção. Agora ela tem algo gostoso para acompanhar o café que ela toma o dia todo....rs

Vou passar a receita inteira, mas ela rende muito, portanto eu fiz apenas 1/4. A quantidade que eu fiz rendeu 24 biscoitos, portanto a receita inteira rende 96. Claro que isso depende do tamanho que você fará cada biscoito, mas é mais ou menos por ai.

Outra coisa importante é que essa receita não leva fermento, portanto os biscoitos não crescem no forno.  Como aqui em casa eu só compro farinha com fermento, eles acabam crescendo um pouco. Se você também usa farinha com fermento, lembre de deixar mais espaço entre um biscoito e outro, senão eles podem grudar. 

Ingredientes:
600 gr de farinha de trigo
400 gr de manteiga (se possível sem sal, eu também já fiz com margarina e deu certo)
250 gr de açúcar

Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes usando as mãos até obter uma massa homogênea. Com essa receita dá para usar luvas, caso queira. Na primeira foto abaixo dá pra ver o ponto da massa.


Depois que a massa estiver pronta, faça bolinhas e amasse para que o biscoito fique mais achatadinho (não muito) e coloque numa assadeira. Se quiser, amasse levemente com um garfo. Assim fica mais bonitinho, mas é frescura mesmo, não muda em nada o sabor. Eu sempre forro a forma com papel manteiga, assim faz menos sujeira.

Pré-aqueça o forno usando temperatura média por aproximadamente 10 minutos. Depois coloque os biscoitos no forno por aproximadamente 15 minutos, ou até que estejam levemente dourados. Assim que tirar os biscoitos do forno polvilhe um pouco de açúcar e espere esfriar.


Caso sobre algum, guarde num pote tampado. Esse acima é o que eu uso. Garanto que esses biscoitos farão muito sucesso! Aproveitem o domingo e façam para o lanche!

2 comentários:

  1. Caraaaaaaaaaaaaaaaaaca, deu mó saudades desse biscoito, irmã. Eu bem queria... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso fazer pra vc quando for ao Rio, mas só se vc conseguir meu esmalte!rs Beijos!

      Excluir