sexta-feira, junho 15, 2012

Petit Gateau


Petit Gateau é muito bom! É o tipo de sobremesa perfeita! Adoro a combinação do bolinho quente com o sorvete. Um dia comprei a Máquina de Tortas do Shoptime por indicação do Pedro, e desde então eu só como Petit Gateau em casa. Eu só uso a máquina para isso, mas no manual dela tem várias receitas, inclusive salgadas.

Dá pra fazer a receita sem a máquina, usando forma pra cupcake (untar a forma antes), mas com ela é mais fácil controlar o ponto do bolinho. O ideal é conseguir retirá-lo mole por dentro e duro por fora. Tem que tomar cuidado, senão ele assa por completo. É preciso ficar de olho o tempo todo! 

Uma dica: quando o bolinho já estiver duro por fora, coloque um prato cobrindo os bolinhos e vire a máquina. Assim os bolinhos saem inteiros no prato, depois é só arrumá-los e decorar com sorvete e calda de sorvete (opcional). Não dá pra fazer isso sozinha, precisa da ajuda de alguém, mas dessa forma eles sempre ficam no ponto certo.

O único inconveniente dessa máquina é que só dá pra fazer 2 bolinhos de cada vez, então se a sua família é grande: tenha paciência!rs

Ingredientes: (rende aproximadamente 12 unidades)

250 gr de chocolate meio amargo
1 1/4 xícara de manteiga (sem sal é melhor - uma manteiga com gosto ruim vai prejudicar o sabor)
5 claras
10 gemas
3/4 xícara de açúcar
3/4 xícara de farinha de trigo

Modo de Preparo:

Derreta o chocolate e misture com a manteiga até formar um creme uniforme. Reserve essa mistura. Numa tigela misture as gemas, claras e o açúcar. Agregue o chocolate (já misturado com a manteiga) a essa mistura. Vá adicionando a farinha aos poucos. Coloque a mistura na máquina (deixe ligada por 10 minutos antes para esquentar) e retire quando estiver assado por fora.

Dica: eu gosto de fazer a massa e colocá-la na geladeira. Com a massa gelada é mais fácil conseguir o ponto exato do petit gateau.




Eu sei que essa foto é forte...rs Queria apenas mostrar com detalhes o ponto certo do bolinho. Sirva com o sorvete de sua preferência. Eu adoro comer com sorvete de flocos! Na foto usei o de creme, pois era o que tinha em casa.

4 comentários:

  1. Humm!Delícia,já usou aquele da Fleishman de saco? é mais fácil!!e tb é bom!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca tentei esse de saco não. Essa receita é tão fácil! Tenta um dia que você vai amar! Beijos!

      Excluir
  2. Olá, gostei muito da sua dica. Estou pensando em comprar essa máquina. Vc já fez outras receitas nela? Estou com uma duvida na receita,a clara é em neve ou normal mesmo? Vc ja congelou os bolinhos? bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaís! Eu até hoje só usei a máquina pra fazer o petit gateau mesmo, mas no livrinho que vem junto tem várias receitas. A clara é normal mesmo. Olha, nunca congelei os bolinhos, mas já deixei a massa na geladeira por até uma semana e ela não estragou. Eu até preferi fazer com a massa gelada, pois ela fica dura, então é mais fácil conseguir o ponto certo. Beijos!

      Excluir