segunda-feira, junho 18, 2012

Diário de uma Dieta - O começo



Eu sempre tive um peso normal durante a maior parte da minha vida. Hoje eu tenho 29 anos e diria que até os 26 eu sempre fui magra. Eu tenho o biotipo de brasileira: cintura fina, pernas grossas e quadril avantajado. Eu sempre gostei disso e nunca encanei com meu peso. Nunca fiz exercício com regularidade até 2007. Neste ano eu me formei e resolvi entrar pra academia para: melhorar o corpo, a saúde e lutar contra a gravidade...rs

Eu me casei em janeiro de 2010 e posso dizer que 2009 foi um ano difícil. Eu tinha que focar nos preparativos do casamento e não sobrava tanto tempo para malhar, mas eu me esforcei e fiz o máximo que pude. Eu tenho 1,56 e quando casei pesava 61 quilos. Eu gostaria de estar mais magra, mas não consegui mais que isso.

Depois da lua-de-mel e festinhas pós-casamento eu cheguei na minha nova casa pesando 63 quilos. Estava me achando super gorda, queria tentar chegar aos 58 quilos. Eram só 5 quilos! Não deveria ser difícil perder isso tudo, mas eu confesso que não me empenhei e dai pra frente só piorou. Quando casei minha vida mudou muito, eu me mudei pra uma cidade bem pequena e comecei a trabalhar de casa.

Quando morava no Rio eu caminhava todos os dias: de casa até o metrô, na hora do almoço, do metrô para a academia e da academia pra casa. Além disso, eu frequentava uma academia com muitas aulas e fazia todos os dias aulas de jump, running ou spinning. Confesso que musculação era deixada um pouco de lado. Fazia bastante aeróbico, além das corridas de ruas que a gente participava.

Quando mudei para roça tudo ficou diferente. Todas as caminhadas que eu fazia no Rio deixaram de acontecer, afinal eu não preciso mais sair de casa para trabalhar. A academia daqui não chega nem perto da que eu frequentava no Rio. O horário das aulas é muito limitado (tudo fecha cedo em cidade pequena) e não há tanta variedade nas atividades oferecidas. Isso fez diminuir consideravelmente minhas atividades físicas.

Outro ponto: a gula. Pedro e eu amamos comer. Gente, comer é muito bom. Sem perceber, começamos a comer em horários errados coisas erradas. Comemos muita porcaria. Resultado: os dois engordaram muito nesses 2 anos e meio. Eu cheguei a pesar 74 quilos. Vergonha total desse peso... É um absurdo eu pesar isso. Eu não curtia me pesar, mas a gente vê quando o negócio está feio pelas roupas. Tenho vários shorts, calças e blusas que não entram. Está tudo guardado! Eu sei que vou usar tudo novamente em breve.

Eu odeio essa ditadura da beleza. Hoje em dia todo mundo acha que tem que ser super magro. Eu sou contra isso. Acho que você precisa estar feliz com seu corpo e estar saudável! Estar super acima do peso, não conseguir subir escadas sem perder o fôlego não é saudável. Acho fundamental que cada pessoa encontre um esporte que se identifique e passe a praticá-lo regularmente.

Bem, quando cheguei na casa dos 70 quilos meu mundo caiu. Eu chorava de vergonha! Só que chorar não adianta, tem que agir! Desde então eu resolvi tomar vergonha na cara e mudar tudo. Eu tenho um problema: a alimentação. Eu não como: verduras, vegetais, alguns legumes e nenhum fruto do mar. Eu não tenho alergia não, é apenas frescura. Isso dificulta a minha vida, mas a culpa é minha.

Como a alimentação não é muito boa, eu preciso encontrar formas para ajudar a perder peso e equilibrar a vida. Ano passado eu cheguei a perder 6 quilos em dois meses. O que eu fiz: caminhava/corria 6 quilômetros por dia de segunda à sexta pela manhã. Pela noite intensifiquei o treino na academia de segunda à quinta. Adicionei caminhadas ou passeios de bicicleta no final de semana e fechei a boca. Comia de tudo, mas em pequenas quantidades. Me alimentei de 3 em 3 horas, cortei os doces (chocolate) e frituras, bebi muita água, cortei as porcarias e só comia massa 1 vez por semana. Eu me permitia comer qualquer coisa 1 vez por semana (1 refeição apenas).

O problema é que eu fui fraca e parei de fazer de seguir essa rotina. Engordei tudo de novo e mais um pouco. Perder peso é uma questão de resistência também. Você precisa ser perseverante e não desistir. Focar nos resultados ajuda a dar força para você continuar. 

Voltando ao presente, quando a balança mostrou os 74 quilos, eu resolvi mudar tudo mesmo. Tentei voltar a seguir a rotina que tinha feito no ano passado para perder peso. Isso começou em Abril, mas de lá pra cá foram muitos aniversários (incluindo o meu) e isso atrapalhou um pouco. Não consegui seguir tudo direitinho e não perdi muito peso. Dia 10/06 eu me pesei e estava com 72,8. Não perdi muito, mas dados os acontecimentos eu confesso que fiquei feliz. 

Nesse dia minha mãe me deu um livro de presente: Eu Não Consigo Emagrecer. Comecei a ler e convenci o Pedro a entrar na dieta comigo. A primeira etapa (dura 5 dias) é uma dieta de proteínas puras. Ao final desses 5 dias (16/06) eu me pesei: 70.6. Perdi 2,2 quilos. Esses 5 dias foram uma montanha russa. Eu amo carnes, mas comer só proteína é brabo. A balança ajuda você a não desistir, pois você vê o resultado.

Agora começamos a segunda fase, que acrescenta alguns vegetais ao que já estávamos comendo. Devemos alternar isso com a dieta das proteínas puras. Vamos tentar fazer 5 dias de cada. O Pedro está seguindo o que o livro manda. Eu não consigo seguir essa segunda fase direito por causa dos vegetais. Resolvi então, voltar a comer algumas coisas (que como normalmente) em pequenas quantidades (até porque a dieta te mostra que não precisa bater aquele prato de esfomeado). Exemplo: como arroz, feijão e alguma carne magra, ou batata e carne magra, cereal integral pela manhã, etc.

Estamos fazendo exercícios físicos regularmente, eu voltei a caminhar pela manhã de segunda à sexta. Acredito que precisamos fazer uma restrição alimentar maior agora para ajudar a perder peso. O livro diz que com o passar do tempo você pode voltar a comer normalmente, mas de uma forma mais correta. Por enquanto nada de bebidas alcoólicas, doces, frituras e coisas com muita gordura.

Não estou fazendo propaganda do livro, nem estou aconselhando ninguém a fazer o que eu faço. Todo mundo deve consultar um médico e identificar o que funciona melhor para cada um. Meu objetivo aqui é apenas mostrar que é possível perder peso e ser saudável. Eu acredito que documentar os meus resultados, além de me manter motivada, pode ajudar outras pessoas.

Eu quero apenas ser saudável. Os 74 quilos que cheguei a ter não ajudavam em nada. Além de acabar com a minha auto-estima, eles não faziam bem para minha saúde. Vamos ver como vai a evolução dos meus novos hábitos. Minha primeira meta é sair dos 70 (estou quase lá). A segunda é chegar aos 65 e a terceira chegar aos 60. Quando chegar lá eu vejo se 60 está bom, ou se preciso perder um pouco mais.


Um comentário:

  1. Boa Sorte prima!! vai postando aí as perdas pra gente saber se funciona mesmo!!Também tô precisando de um incentivo pra emagrecer...Bjs

    ResponderExcluir